A Feira do Alvarinho de Monção, realizada habitualmente no primeiro fim de semana do mês de julho, é um evento dedicado à promoção e comercialização do vinho Alvarinho.
Ao longo de três dias, o Parque das Caldas, cenário incrível que acolhe o evento e o identifica e distingue dos demais, é visitado por mais de 100 mil pessoas, oriundas dos quatro cantos do mundo, que rumam a Monção, com o desejo de sentir o ambiente e o espírito deste evento único no país.
Este evento reúne cerca de uma centena de expositores, entre os quais, produtores de vinho, tasquinhas, fumeiros, queijaria e doçaria tradicional, expositores de artesanato, instituições sociais, culturais e desportivas e patrocinadores oficiais. De destacar, também, a existência de uma zona de restauração, espaço onde estão presentes alguns dos restaurantes do concelho e se promove o prato típico de Monção, a “Foda à Monção”, um espaço lounge, um espaço infantil, um espaço destinado à Eprami.com, uma sala de provas, uma área para workshops de culinária, um posto médico e um posto de informação.
Para acompanhar o Alvarinho e os petiscos tradicionais, a organização programa atividades de animação e convívio. Além de folclore regional, bombos, concertinas, cavaquinhos e charangas, salienta-se a presença de grupos musicais e dj’s.
“A Maior Wine Party de Portugal”, assim como é conhecida, dada a sua singularidade, visa, acima de tudo, defender e valorizar o vinho Alvarinho, reforçando a sua condição de instrumento estratégico na competitividade económica da região, e constituir-se como um espaço de divulgação da atividade empresarial e associativa da região, servindo de “montra” para a dinamização do mundo rural e apresentação, valorização e comercialização de produtos/artigos locais e regionais.